Nosso site usa cookies para melhorar a navegação, sendo que ao realizá-la você autoriza a coleta de informações nos termos da política de privacidade

Departamento Pessoal30 de julho de 2025

Novos modelos de trabalho: o que o RH precisa saber

Acesse e entenda tudo sobre home office, teletrabalho, trabalho remoto, híbrido e muito mais!

Novos modelos de trabalho: o que o RH precisa saber

A pandemia de COVID‑19 revolucionou as relações de trabalho em todo o mundo. De repente, modelos tradicionais deram lugar a formas mais flexíveis de atuação, e milhares de profissionais precisaram se adaptar a rotinas completamente novas.

No Brasil, assim como em outros países, uma das respostas emergenciais mais adotadas foi o teletrabalho, o chamado home ofice. Essa modalidade já era prevista em lei, mas até então não havia sido tão explorada pelas empresas.

Neste artigo da Metadados, empresa que desenvolve sistemas de RH, vamos explorar o que são esses novos modelos de trabalho, qual é o papel do RH nesse cenário de mudança e como se adaptar à realidade do trabalho híbrido e remoto.

Boa leitura!

Novos modelos de trabalho e a chegada do trabalho remoto

Hoje, meses após a chegada da pandemia do coronavírus no Brasil, muitas empresas avaliam optar pelo teletrabalho e outros modelos de trabalho para continuar realizando suas entregas.

Diante deste cenário, profissionais da área de Recursos Humanos procuram compreender suas responsabilidades, estudam o que diz a legislação e tentam se manter atualizados quanto às novas modalidades de trabalho que estão surgindo.

Em 2023, uma pesquisa inédita do IBGE mostrou que 7,4 milhões de pessoas exerciam o teletrabalho em 2022. Em 2025, esse número deve ser ainda maior já que, ao que tudo indica, o cenário do home office só tem a melhorar.

Assim, o que era para ser tendência do futuro já se tornou realidade.

O que diz a legislação sobre o assunto?

Quando falamos em trabalho remoto ou teletrabalho, precisamos frisar que existem diversos congêneres, isto é, formatos que se assemelham, como o home office, o teletrabalho e o modelo híbrido de trabalho.

Todos eles são considerados modalidades de trabalho, ainda que pontualmente pudessem ser adotados por algumas empresas antes mesmo da pandemia.

No que tange à legislação trabalhista, o único que possui previsão é o teletrabalho, sob a Lei nº 13.467/2017, ou lei da Reforma Trabalhista. Na prática, hoje é ela que altera e regulamenta diversas normas relacionadas à prestação do trabalho, e uma delas é o teletrabalho.

Ainda tem dúvidas sobre teletrabalho? Assista o vídeo completo:

A seguir, entenda mais nos tópicos sobre cada um desses novos modelos de trabalho!

O que é o Teletrabalho?

Teletrabalho é todo trabalho realizado à distância, isto é, fora do estabelecimento do empregador. Aqui, podemos considerar a casa do profissional ou qualquer outro local que não seja nas dependências físicas da empresa.

Para isso, o trabalhador precisa fazer uso de ferramentas específicas, como internet com boa conexão, computador, celular, entre outros.

Dessa forma, teletrabalho nada mais é do que a exclusividade do serviço, no qual o empregado tem o comprometimento com a empresa e tem seu contrato de trabalho estabelecido.

Em outras palavras: existe uma relação de trabalho, ainda que realizada por meios digitais e utilizando-se de softwares, eletrônicos e de comunicação.

O que não é considerado teletrabalho

Trabalhos de natureza externa, como vendedores externos, instaladores de tv a cabo, entre outros.

O que exige a legislação trabalhista para o teletrabalho

  • Um contrato de trabalho individual específico, com a descrição das atividades a serem desenvolvidas;
  • Aquisição, manutenção ou fornecimento de equipamentos tecnológicos e de infraestrutura necessária e adequada à prestação do trabalho remoto;
  • Instrução quanto às precauções para evitar doenças e acidentes de trabalho, por conta do empregador;
  • Assinatura do termo de responsabilidade do empregado acerca as instruções fornecidas sobre SST;
  • O trabalhador em regime de teletrabalho não terá direito a horas extras, pois são equiparados aos empregados que exerce função de cargo de confiança (Art. 62).

Seguindo todas estas exigências, seu RH estará protegendo a empresa e cumprindo com a legislação.

E-book Legislação 2025: guia completo para o DP. Acesse!

O que é o home office?

O home office é uma modalidade de trabalho que não possui uma legislação específica. Contudo, o artigo 6º da CLT diz que:

Não há distinção entre o trabalho realizado no estabelecimento do empregador e o executado no domicílio do empregado, desde que esteja caracterizada a relação de emprego.

Assim, não exige uma formalização no contrato de trabalho e não precisa, como o teletrabalho, utilizar tecnologias de informação e conexão. Pode ser um trabalho manual, por exemplo.

Entretanto, para o home office pode haver o controle da jornada de trabalho e hora extra, bem como o empregador deve orientar o colaborador sobre as normas de saúde e segurança para a realização das atividades.

Neste sentido, o home office também pode ser executado por um colaborador que tenha um contrato de trabalho estabelecido e que, de sua casa, prestará os serviços acordados.

Na pandemia, esse novo modelo de trabalho foi muito adotado visto a praticidade e a criação de Medidas Provisórias que flexibilizaram a adesão. Contudo, há outra modalidade que muitos empregadores utilizam: o modelo híbrido de trabalho.

O que é o trabalho híbrido?

O trabalho híbrido permite que o colaborador tenha autonomia para escolher o local, quando e como deseja realizar suas atividades.

Assim, há uma alternância entre os locais de trabalho, podendo ser em casa, na sede da empresa ou em escritórios flexíveis (co-working).

Além disso, o colaborador tem a possibilidade de escolher trabalhar em todos: um dia em cada local, alguns dias em casa, outros dias na empresa.

A intenção deste modelo de trabalho é propiciar ao colaborador a escolha pelo local que se sente melhor e mais produtivo.

E, assim como no teletrabalho, a empresa e o colaborador podem compactuar a responsabilidade sobre os equipamentos eletrônicos, pelas instruções de saúde e segurança, pelas despesas e tudo mais.

O papel do RH na gestão dos novos modelos de trabalho

A área de Recursos humanos, mais uma vez, é peça-chave para o desenrolar desse novo momento. Afinal, enquanto cuida das questões trabalhistas citadas acima, será preciso desenvolver os colaboradores, já que os novos modelos exigem novas competências.

Gestão do tempo, produtividade, agilidade e constância no aprendizado, sempre com foco nas soft skills, são alguns dos pontos que o RH deve se manter atento.

Além disso, o RH deve atuar de forma firme na adaptação da empresa, em todas as esferas: das lideranças aos colaboradores.

A tecnologia pode ser uma grande aliada nesse momento. A Metadados é uma empresa de tecnologia que desenvolve softwares para RH. Com foco na simplicidade e eficiência, desenvolvemos sistemas intuitivos e fáceis de usar que simplificam as atividades de RH e Departamento Pessoal.

Conheça os sistemas da Metadados

  • Flow: cuida de todo o seu Departamento Pessoal, incluindo Folha de Pagamento, eSocial, benefícios, ponto e SST. Com o Flow, fechar a folha fica muito mais simples e sua empresa fica livre de multas.
  • Vibe: focado na gestão de pessoas. Oferece avaliação de desempenho personalizada, apresentação de talentos em 9Box e ferramentas para desenvolver liderança.
novos modelos de trabalho: peça uma demonstração dos sistemas da Metadados

Conheça quem escreveu o artigo

  • Bruna Valtrick
    Bruna Valtrick

    Bruna é jornalista, produtora de conteúdo e estudante de Filosofia, especializada em SEO e Marketing de Conteúdo, e com 10 anos de experiência em redação de textos. Na Metadados, cria conteúdos estratégicos e sempre atualizados sobre Recursos Humanos.

  • Metadados
    Metadados

    O Sistema de RH que cuida das pessoas e do seu negócio! A Metadados é especializada em Sistemas para a gestão completa do setor de Recursos Humanos, como Folha de Pagamento, Indicadores de RH, eSocial e Gestão de Pessoas.

Conteúdos que
você vai gostar